Você Sabe o que é Corte Plasma?
É uma técnica de corte de chapas metálicas, sem rebarbas, maior velocidade de corte, menos sangria e transferência de calor para a chapa, menor custo e maior segurança.
Cortar com plasma é o mais simples e seguro dos processos de corte existentes. Utiliza uma tocha condutora de eletricidade e gases, podendo cortar simplesmente com ar comprimido ou até mesmo com outros gases dependendo da aplicação e velocidade de corte.
Existem dois modelos básicos de fontes para corte: As convencionais usam o principio do transformador retificador conhecido como Tecnologia Chopper. Já as inversoras modificam a corrente com circuitos eletrônicos permitindo reduzir as dimensões e o peso dos equipamentos.
Dependendo da espessura e do material a ser cortado, é escolhida a fonte com a amperagem e o ciclo de trabalho necessários para o corte.
Tochas: Normalmente as tochas são refrigeradas a ar, porem grandes ciclos de trabalho que utilizam correntes altas, requerem refrigeração por água.
As tochas são formadas por : Bocal, bico metálico, eletrodo e distanciado.
Em cortes com ar comprimido foram desenvolvidos eletrodos de Hafnio com maior resistência ao desgaste e consequentemente maior vida útil.
O ar comprimido é o mais utilizado em todos os metais pelo baixo custo final dos cortes efetuados. Para o corte com ar comprimido, é importante que o ar esteja limpo e seco, caso contrario isso afetara a qualidade do corte.
O processo de corte plasma pode ser manual ou mecanizados, para chapas com espessuras maiores é indicado o corte mecanizado.
Para níveis abaixo de 40 Amp pode-se cortar diretamente com o contato direto do bico da tocha com a tocha.
Pode ser também utilizada para remoção de chanfros e cordões de solda, basta ser adaptada para tal serviço.
Como Funciona:
É instalada a garra negativa na peça. A corrente é enviada através da tocha (pelo o inversor).
A tocha é acionada no ponto a ser cortado, na ponta do bico da tocha, forma um plasma. O ar neste caso passa a conduzir eletricidade e ao mesmo tempo gera uma força de expulsão no ponto concentrado, reagindo em cadeia.
Como a corrente é constante e o ar é injetado diretamente neste ponto, este expulsa o material derretido.
Na prática Isso quer dizer: seleciona-se o material a ser cortado, prende-se a garra negativa na peça, com o aparelho ligado na eletricidade e conectado à rede de ar comprimido, a tocha é direcionada no ponto inicial de corte, deslocando-a no sentido que deseja-se cortar.
Qualquer material condutor elétrico pode ser cortado neste procedimento: aço carbono, aço inoxidável, alumínio, bronze, entre outros.
Loja especializada : https://www.dutramaquinas.com.br/busca/plasma
Exemplo :
Conjunto corte plasma capacidade de 8 mm trifásico – LPH – 37 – Esab
A Melhor máquina de corte Plasma para melhorar o desempenho sua serralheria.
Cod. 0401963
Tensão em vazio máxima 280 V
Faixa de corrente 35 A
Cargas autorizadas 35 A / 94 V @ 60%
Tensão de alimentação 3 Ø, 220/380-50/60 Hz
Potência aparente nominal 9,5 KVA
Classe térmica H (180° C)
Pressão do ar 3,5 a 4,5 bar
Dimensões (L x C x A) mm 270 x 520 x 500
Espessura de corte /separação 8 / 12 mm
Garantia: 1 ano
Peso: 55.00 Kg
Principais Marcas: