Porque devo comprar um Inversor de Solda?

Um Inversor de Solda é uma máquina portátil (pesa em torno de 12 a 15kg), pequena e de fácil manuseio. O Inversor de Solda vem com alça de transporte para facilitar o uso em locais de difícil acesso para uma máquina de solda comum. As máquinas de solda comuns usam transformadores para elevar a corrente e diminuir a tensão, como tem muitas derivações, tem muito fio no transformador e por isto ela acaba se tornando maior e mais pesada.

O Inversor de Solda usa tecnologia de modulação digital, um PWM (Pulse Width Modulation) para controlar a corrente de soldagem regulando-a eletronicamente seus valores de indutância, tempo de ponteamento e pausa. Foi desenvolvido para soldagens de praticamente todos os tipos de eletrodos, inclusive o 7018.

A máquina de solda eletrônica faz chaveamento de corrente para elevar a corrente, e o chaveamento é no primário, onde a tensão é elevada e a corrente é baixa, com isto pode usar um transformador menor.

O principal componente de hoje usado para o chaveamento é o IGBT (Insulated Gate Bipolar Transistor).

Como a corrente é medida e controlada continuamente, a solda fica mais uniforme agilizando o trabalho e dando um aspecto totalmente profissional.

Veja abaixo o vídeo que compara um transformador de solda comum com um Inversor de Solda:

 

Deixe uma resposta